Dicas de Poupança
Portugal está cheio de energia, nós ENREPO também.
Todos podemos contribuir para reduzir substancialmente os nossos consumos de energia sem renunciar ao conforto. Apresentamos-lhe dicas para reduzir o consumo de energia. Poupar energia é utilizá-la
de forma eficiente e inteligente, para conseguir mais, com menos.
Factura eléctrica:
- Verifique a sua factura eléctrica de electricidade: analise se a potência contratada é adequada ao consumo real da instalação ou se poderá reduzi-la.
- Verifique se os seus consumos privilegiam horários que beneficiam a utilização da tarifa bi-horária ou tri-horária, em que a energia é mais barata nas horas dos vazio e opte por este tipo de tarifas, em caso afirmativo.
Iluminação:
- Desligar todas as luzes que se encontram acesas desnecessariamente, maximizando a utilização da luz solar.
- Utilizar lâmpadas fluorescentes (tubulares ou compactas). Uma lâmpada convencional de 100W proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W (poupa 3 euros por ano por cada hora diária de utilização).
Isolamento na habitação:
- Instale um bom isolamento nas paredes, chão e tectos, através da utilização de materiais adequados para o efeito.
- Utilização de vidros duplos, reduzindo as necessidades de climatização e minimizando também o ruído exterior. Caso não seja possível poderá optar pela utilização de portadas ou estores exteriores.
Termoacumulador e Esquentador:
- Escolher um termoacumulador adequado às necessidades do agregado familiar e instale-o perto dos pontos de consumo, isolando adequadamente as canalizações.
- Dar preferência aos aparelhos equipados com controlo de temperatura ou temporizador.
Climatização:
- Fechar e calafetar devidamente portas e janelas.
- Ao comprar um aparelho de climatização verifique o isolamento da sua casa e escolha um equipamento com potência adequada.
- No Inverno, maximizar a exposição solar de forma a reduzir a necessidade de aquecimento e a utilização de iluminação artificial, levantando os estores e abrindo os cortinados.